A importância de um bom dicionário

Nesta postagem, falo um pouco da importância que tem para mim um bom dicionário no aprendizado de uma língua.


Bem, eu sei que todos sabem o que é um dicionário e tem uma idéia da importância que este tem, por uma causa um tanto quanto obvia. É impossível conhecermos todas as palavras de uma língua. Mesmo quando temos um ótimo nível, sempre podem aparecer algumas palavras que nos não conhecemos o sentido.

Existem muitos que optam por utilizar um tradutor online como dicionário. Estes costumam ser rápidos, gratuitos e fáceis de usar, porém, ao meu ver, apresentam alguns problemas.

Por exemplo, as palavras em francês, assim como em português, costumam ter mais de um sentido. E muitas vezes os tradutores online nos mostram um sentido diferente do que foi usado, e ficamos sem entender a frase. Um bom dicionário mostra os diferentes sentidos, permitindo que vejamos aquele que se encaixa de forma mais precisa na frase.

Outra vantagem dos dicionários em papel é que estes muitas vezes apresentam também o gênero da palavra, ou seja, se ela é masculina, feminina. Isso é muito importante numa língua como o francês, onde os gêneros não são sempre correspondentes com os do português. Não que errar o gênero seja um erro mortal, mas creio que todos querem falar um francês o mais correto possível.

Os dicionários também costumam apresentar a classificação gramatical da palavra, ou seja, se ela é um adjetivo, advérbio, etc. Isto ajuda a escolher o sentido correto da palavra. Alguns mesmo mostram se a palavra é antiga, em desuso, uso popular. Basta apenas ler as abreviações presentes.

Por estes motivos, aconselho a todos a comprarem um bom dicionário caso possam. Ele fará com que vocês progridam mais rápido no aprendizado do francês.



Dúvidas, sugestões, reclamações? Envie-nos uma mensagem!

6 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo concordo plenamente. Quero aproveitar para te dar os parabéns pelo BLOG,estudo francês e simplesmente MARAVILHOSO!. Muito obrigada pela iniciativa e sucesso na França!
Merci Beaucoup,
Andrea Cabrera.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, tá excelente!
Por gentileza, vc poderia me informar qual é o melhor dicionário (o mais completo) de fr-pt pt-fr?
Desde já, agradeço!

Unknown disse...

merci

Unknown disse...

nos agradecemos amigo

Guilherme M. disse...

Com relação ao dicionário mais completo, eu por exemplo, não tenho um dicionário desses por ser bem caro. Mas busque um da marca larousse, que são bem bons.

Anônimo disse...

Parabéns!!!

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br