Lição 57 – O futuro simples ( Le futur simple )

Essa é mais uma postagem com um novo tipo de tempo verbal. Depois de aprender dois tipos de passado, aqui você pode aprender um segundo tipo de futuro, um pouco diferente do futur proche, o futur simple.


Estabelecendo uma analogia com o português, o futur proche seria encontrado em frases do gênero: "eu vou comer uma pizza", "eu vou ser astronauta", "ele não vai me encontrar". Já o futur simple é aquele de frases do gênero: "eu serei rico", "ele se lembrará de mim", "nós não iremos mais para a praia".

A forma do futuro simples é a seguinte:

Infinitivo do verbo terminando em r + terminação

Infinitivo do verbo terminando em r quer dizer o seguinte: se o verbo que queremos conjugar tem infinitivo terminando em r, utilizamos o próprio sem mudar nada. Por exemplo, manger, sortir, sentir, habiter.

Já se o verbo termina com –re, eliminamos o –e e temos o infinitivo terminando em –r. Os verbos boire, croire, teriam então boir, croir.


Terminações: Como vocês já devem imaginar, a terminação muda conforme o sujeito do verbo. Estas são: -ai, -as, -a, -ons, -ez, -ont. Elas estão apresentadas nas tabelas abaixo:

Manger - Comer
Je mangerai
Nous mangerons
Tu mangeras
Vous mangerez
Il, elle, on mangera
Ils, elles mangeront

Boire - Beber
Je boirai
Nous boirons
Tu boiras
Vous boirez
Il, elle, on boira
Ils, elles boiront

Podemos ver que na primeira tabela temos o verbo manger, um verbo –er que já termina com –r . Então adicionamos apenas as terminações ao infinitivo e temos o futuro simples.

Já no segundo quadro, temos o verbo boire, que termina com –re. Ele perde o –e final e então adicionamos as terminações para obtermos o futuro.

O problema com este futuro é que muitos verbos importantes, como os verbos être, avoir, aller, faire, entre outros, tem um radical diferenciado. Isso será tratado em uma postagem em breve.

EXERCÍCIOS (Em breve)



Dúvidas, sugestões, reclamações? Envie-nos uma mensagem!

10 comentários:

Anônimo disse...

tres bien!

Anônimo disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

ADOREEEEEEEEI *-*

Anônimo disse...

Bem didática a explicação!! Parabéns!!

Anônimo disse...

muito boa a explicaçao adorei!!!!!!!

Anônimo disse...

Aposto que vou tirar uma excelente nota no exame. Obrigada! ;)

Anônimo disse...

Muito obrigada!

Anônimo disse...

Muito obrigada pela explicação agora ja sei formar o condicional :)

Elis disse...

muito bom! seu site eh otimo!!!

Ruth disse...

Gosto muito dessa metodologia, é bem simples e direta, fácil de ser assimilada.Está ajudando bastante no curso que faço.Parabéns aos responsáveis.

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br