Lição 45 – Os superlativos

Vocês já tiveram aqui uma postagem onde vocês podiam encontrar os diferentes tipos de comparações. Já aqui vocês podem aprender um assunto que deriva diretamente das comparações, os superlativos.


Para quem não se lembra, o superlativo em português pode ser encontrados em frases como: "Este é o mais caro restaurante italiano da cidade", "Este é o filme mais violento do ano" e "O fusca foi o carro mais vendido do ano passado".

Os superlativos são normalmente usados para indicar uma pessoa ou objeto que apresenta mais (ou menos) uma qualidade do que todos os outros. Exatamente por isso que eu disse que ele seria um derivado da comparação.

Sua forma básica em francês é a seguinte:

- Le, la ou les + "Comparação" + de + "local ou tempo"

Alguns exemplos para facilitar a explicação:

- Pedro est le plus grand de la classe. (Pedro é o mais alto da classe.)

- Ana est la moins vieille du club. (Ana é a menos velha do clube.)

A escolha entre le, la ou les se dá combinando em gênero e número o artigo com o objeto que estamos tratando. Vocês podem ver que no primeiro exemplo utilizamos o artigo definido le uma vez que o sujeito da frase, Pedro, é masculino. Já no segundo exemplo, utilizamos la, já que Ana é feminino. Se fosse plural, utilizaríamos les.

Depois disso, temos a comparação, como tínhamos definido no modelo. Ao seu fim, temos a preposição de mais uma especificação do local onde o superlativo é valido. É importante notar que o de sofre contrações de acordo com o artigo que lhe segue.

Nos dois exemplos temos locais, mas poderíamos ter usado exemplos com tempo, como "de l'année dernière" (do ano passado).

Muitas vezes, a frase termina na "comparação", não tendo a parcela com de.

Exemplo: Pedro est le plus grand. (Pedro é o mais alto.)

Assim como no português, existem algumas palavras especiais em comparações e superlativos, como melhor, pior, entre outros. Irei fazer outra postagem em breve para exemplificar um pouco melhor.

EXERCÍCIOS (Em breve)



Dúvidas, sugestões, reclamações? Envie-nos uma mensagem!

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br