Gírias e expressões 3 – Laisser tomber e tomber dans les pommes

Como já faz um tempinho que não falava de nenhuma expressão francesa, resolvi fazer mais uma postagem com duas delas. Estas não têm muito a ver entre si quanto ao significado que possuem, mas usam o mesmo verbo: tomber.


Antes de mais nada, tomber é um dos verbos que termina com –er (seguindo a conjugação destes verbos) e significa cair. E só para constar, no passé composé ele é conjugado com o verbo être.

Mas agora, vamos ao que mais interessa, as expressões.

Começaremos com laisser tomber. Laisser é também um verbo –er, e significa deixar (para seu uso na expressão, ele deve ser conjugado). Laisser tomber significa então "deixar cair". A melhor tradução que consigo pensar para a expressão seria: "deixa pra lá".

Por exemplo, quando você explicou algo para alguém e a pessoa não entendeu, mas você não tem mais paciência para explicar mais, você fala "Laisse tomber". É a expressão favorita dos sem paciência.

A segunda expressão tem uma estranha tradução literal: Tomber dans les pommes é, em português, cair nas maçãs. Isso mesmo. Traduzindo palavra por palavra não significaria absolutamente nada para nós, mas em francês é utilizada no lugar de desmaiar ou perder a paciência. No caso desta expressão, o verbo tomber deve ser conjugado.

Só a titulo de curiosidade, existe uma música francesa que se chama laisse tomber les filles. E uma de suas versões toca durante os créditos finais do filme À prova de morte, do Tarantino.



Dúvidas, sugestões, reclamações? Envie-nos uma mensagem!

4 comentários:

Caim Höllentor disse...

Eu te amo e você nunca saberá o quanto! MERCI por de montão... =p

Lizza disse...

Salut, acabei de conhecer o site e gostei bastante do post. Estou estudando francês há pouco tempo e é sempre bom aprender expressões novas. Merci!

Anônimo disse...

Essas dicas são muito uteis para quem vai a França, são coisas que se fala e dificilmente é ensinado em cursos, mas muito usado nas ruas.

ganhar seguidores no instagram disse...

muito bom!

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br