Neuf ou Nouveau?

Esta semana, durante uma conversa ao almoço com um amigo (que fala um ótimo francês), ele me expos uma dúvida sua em relação à língua: Quando utilizar neuf e quando utilizar nouveau.


Na língua francesa, existem duas palavras com o sentido de "novo". Elas são as duas citadas acima. Exatamente por isso, existe a dificuldade para escolher a forma à utilizar.

Na verdade, isso é mais simples do que parece:

- Neuf (cujo feminino é neuve) tem o sentido de "novo" quando utilizado para indicar que um objeto é de fabricação recente. É usado depois do nome.

Exemplo: Un stylo neuf. Une voiture neuve. (Uma caneta nova. Um carro novo.)


- Já nouveau é utilizado no sentido de "diferente do anterior". É um adjetivo bem irregular, e teve suas formas explicadas aqui. É usado antes do nome.

Exemplo: Um nouveau chemin. Une nouvelle amie. (Um novo caminho. Uma nova amiga.)


Uma forma talvez melhor de entender a diferença seja pela análise dos opostos. O oposto de neuf seria vieux(ou velho, em português) e o contrário de nouveau é ancien(que tem o senso de antigo).

Ou seja, uma coisa pode ser "neuf" e ao mesmo tempo "nouveau", mas não necessariamente e isso não quer dizer que os dois signifiquem a mesma coisa. Um carro "neuf" um carro que vem de fábrica, que nunca foi usado. Um carro "nouveau" é um carro que você comprou pra substituir um que você tinha antes: é um "novo" carro, mesmo que já tenha sido usado.



Dúvidas, sugestões, reclamações? Envie-nos uma mensagem!

4 comentários:

Fabiane disse...

P-A-R-A-B-É-N-S! Nossa, que blog MARA! =D Pra você ter noção, eu empolguei e gostei tanto que estou lendo desde a primeira postagem.. já tenho uma boa noção de francês, mas leio assim mesmo, e tem coisas que dá aquela clareada. Espero novas postagens, e enquanto isso, vou aprendendo com essas.. ^^

Anônimo disse...

:D parabens pelo blog

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Estou iniciando o curso de francês e isso tem me ajudado muito.

Irmã Lúcia disse...

Esse blog é muito bom! Estou maravilhada! Entrei e fiquei 3 horas seguida sem perceber o tempo. Vale a pena para quem tem interesse em francês. Bacana, bem diversificado e interessante.

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br