Lição 32 – Pronomes Possessivos

Seguindo o embalo da postagem sobre pronomes demonstrativos, aqui vou apresentar os pronomes possessivos da língua francesa.


Enquanto os pronomes demonstrativos eram ligados aos adjetivos demonstrativos, os pronomes possessivos são por sua vez ligados aos adjetivos possessivos, ou seja, tem o mesmo significado que estes, mas substituem o nome, enquanto os primeiros não.

O significado mais próximo dos pronomes possessivos em português seria algo como: "O meu", "Os seus", "A sua", variando conforme a pessoa que possui o objeto ("o meu"é diferente de "o seu") e também com o gênero do objeto ("o meu" é diferente de "a minha") e com seu número ("o meu" e "os meus"). Essas mesmas variações acontecem no francês e são indicadas na tabela a seguir:


PossuidorMasculino
Feminino
Plural Masculino
Plural feminino
JeLe mien
La mienne
Les miens
Les miennes
TuLe tien
La tienne
Les tiens
Les tiennes
Il, elleLe sien
La sienne
Les siens
Les siennes
NousLe nôtre
La nôtre
Les nôtres
Les nôtres
VousLe vôtre
La vôtre
Les vôtres
Les vôtres
Ils, ellesLe leur
La leur
Les leurs
Les leurs

Estes pronomes vêm sempre acompanhados dos artigos definidos e servem também para evitar repetição dos nomes. Lembrando, quando você utiliza também o nome do objeto, use o adjetivo possessivo. Quando este nome não aparece, utilize o pronome possessivo:

- Ton cahier est grand. Le mien est petit. (Teu caderno é grande. O meu é pequeno.)

- Ta mère est française. La mienne est brésilienne. (Tua mãe é francesa. A minha é brasileira).

EXERCÍCIOS (Em breve)

Dúvidas, sugestões, reclamações? Envie-nos uma mensagem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo, minha duvida aqui é entender a diferença entre ex.: LE NÔTRE et LE NOTRE sem circunflexo, é nessa que fico pegado sem sacar legal. Valeu pela força.

Guilherme M. disse...

O notre é o possessivo, ou seja, ele acompanha um substantivo. O nôtre substitui o possessivo e o substantivo, e vem acompanhado do artigo que concorda com o substantivo. Exemplo:

C'est notre livre?/oui, c'est le nôtre.
C'est notre voiture?/ non, ce n'est pas la nôtre.

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br